Página Inicial Notícias Inscrições abertas - 1º Congresso Internacional de Educação Católica

14 SET

Inscrições abertas - 1º Congresso Internacional de Educação Católica

Institucional

Já estão abertas as inscrições para o 1º Congresso Internacional de Educação Católica da Arquidiocese de Juiz de Fora, a ser realizado entre os dias 1º e 5 de novembro. O tema do encontro, organizado pela Pastoral da Educação e pela Associação Católica de Historiadores (ACH), será “Educação: riscos, desafios e perspectivas”.

A cerimônia de abertura está marcada para as 20h e será conduzida pelo arcebispo metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira. Em seguida, acontece a primeira palestra, na qual Monsenhor Rafael Capelato abordará a “Metodologia historiográfica”. Nos outros quatro dias, o evento será dividido em dois momentos: o Seminário de História da Igreja e o Encontro para educadores, gestores, alunos e famílias.

Enquanto o sábado (2) e o domingo (3) serão dedicados principalmente aos historiadores e estudiosos da área, a segunda (4) e a terça-feira (5) se destinarão a discutir a gestão e a identidade das escolas, a mística e a responsabilidade dos seus profissionais e da família. Todos estão convidados, contudo, a participarem de todos os dias do encontro.

O Congresso Internacional contará com a participação especial do Secretário da Congregação para Educação Católica de Roma, Dom Vincenzo Zani. Entre os palestrantes, estão ainda Dom Gil; o Bispo de Palmares (PE), Dom Henrique Soares; o Bispo Auxiliar do Ordinariado Militar do Brasil, Dom José Francisco Falcão; o Monsenhor Rafael Capelato e os professores Luis Eduardo Duarte Novais e Raphael Tonon.

Os interessados devem se inscrever pela internet clique aqui. No entanto, a vaga só estará garantida após o pagamento da taxa de inscrição. Para aqueles que quiserem participar dos cinco dias de Congresso o valor é de R$ 200, enquanto a presença nos três primeiros dias de evento ou nos dois últimos custa R$ 170. As quantias não incluem hospedagem nem alimentação, somente certificado e coffee break.

Vale ressaltar que as noites de segunda (4) e terça-feira (5) serão abertas à participação do público, com entrada gratuita. Todas as atividades serão realizadas no Auditório Mater Ecclesiae, no Edifício Christus Lumen Gentium (prédio da Cúria Metropolitana), com exceção da visita guiada à Catedral Metropolitana, no dia 3.

O prédio da Cúria fica na Avenida Barão do Rio Branco, 4516 – Alto dos Passos / Juiz de Fora (MG).

Confira a programação completa:

De 1º a 3 de novembro – Seminário de História da Igreja

Dia 1º de novembro – Sexta-feira

19h – Entrega de credenciais

20h – Cerimônia de Abertura: Dom Gil Antônio Moreira

20h30 – “Metodologia historiográfica” – Monsenhor Rafael Capelato

22h – Encerramento

Dia 2 de novembro – Sábado

7h45 – Santa Missa pelos fiéis falecidos

9h – “Os quatro nãos da história” – Prof. Luis Eduardo Duarte Novais

10h30 – Coffee break

11h – “História da Igreja no Brasil” – Prof. Luiz Raphael Tonon